(49) 3551-2424

Prefeitura de Água Doce se manifesta em nota sobre os casos suspeitos de Meningite

Prefeitura Municipal de Água Doce - imagem internet

A Administração Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde e Promoção Social e Secretaria da Educação, Cultura e Esporte, vem em Nota esclarecer a população que nos dias 14 e 15 de agosto de 2019, ocorreram dois óbitos de crianças residentes no município de Água Doce com suspeita de Meningite/Doença Meningocócica.

Diante dos casos dos óbitos, um foi descartado como não sendo Meningite. O outro foi confirmado como positivo para Meningite Bacteriana. Foram tomadas todas as providências cabíveis de prevenção conforme preconizam o protocolo das meningites em geral e doença meningocócica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

MEDIDAS DESENVOLVIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

1- A equipe técnica da vigilância em saúde do município de Água Doce, adotou medidas de monitoramento e orientações, e conforme protocolo, realizou ações de controle a quimioprofilaxia dos contatos próximos, diretamente envolvidos com as secreções de orofaringes dos casos suspeitos.

2- Considerando que um caso de óbito foi confirmado e frequentava o Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha Azul, foi de imediato realizada todas as medidas de prevenção e controle com a desinfecção total do espaço interno e externo.

3- O caso de óbito confirmado continua sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina e pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DA MENINGITE

* dor de cabeça intensa

* febre

* manchas vermelhas

* vômito

* rigidez de nuca

A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, fungos, bactérias, protozoários e também por agentes não infecciosos. As meningites causadas por bactérias são muito graves e, se não forem tratadas a tempo, podem deixar sequelas graves e até levar à morte.

TRANSMISSÃO

Em geral a transmissão acontece pelo contato de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaringe e contato próximo prolongado. É importante ressaltar que o compartilhamento de objetos pessoais, encontros casuais, convivência por curto período de tempo não configuram fatores de risco para a transmissão da Meningite.

COMO PREVENIR A MENINGITE

– Mantenha a Carteira de Vacinação das crianças e adultos em dia.

– Mantenha todos os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente: salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo.

– Lave as mãos frequentemente com água e sabão.

– Evite transitar com crianças em ambientes fechados e mal ventilados.

– Em crianças menores de 1 ano, deve-se observar a presença de choro, irritabilidade e recusa de alimentos.

 – Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maior a chance de cura, evitando complicações.

Em caso de presença de alguns destes sintomas, como dores de cabeça, febre, rigidez na nuca, vômito e manchas vermelhas na pele, procure imediatamente uma unidade de saúde ou o hospital.

Assessoria de Imprensa