(49) 3551-2424

Escritório Regional da Cidasc em Joaçaba corre risco de ser fechado

Nós fomos pegos de surpresa com essa informação recebida há 15 dias atrás”. Foi com essa frase que o gerente regional da Cidasc, Vilmar Suzin, resumiu a pergunta sobre o fechamento do escritório regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

Segundo ele, estava sendo aguardado uma reestruturação na estatal por parte do novo Governo do Estado, “mas como demorou muito, pois estamos no mês de agosto, a direção da empresa por meio de vídeo conferência reuniu os funcionários e anunciou essa reformulação, comunicando que o Departamento Regional de Joaçaba será desativado como Departamento Regional e será anexado ao município de Campos Novos”.

Pelas informações divulgadas na oportunidade, serão mais seis Departamentos Regionais que também deverão ser fechados no Estado.

Suzin salientou que nem todos os municípios que pertencem a Regional de Joaçaba farão parte de Campos Novos. Ele deu como exemplo a situação das cidades de Vargem Bonita e Catanduvas que deverão integrar a Regional de Concórdia.

Ibicaré, Treze Tílias e Água Doce passarão a pertencer a Regional de Videira e os demais sete municípios que faziam parte de Joaçaba serão anexados em breve a Regional de Campos Novos.

O gerente regional da Cidasc local, disse que a direção da empresa alegou critérios técnicos para justificar essa decisão.

Nós da parte técnica e da gestão de Joaçaba não concordamos com essa explicação, porque somos uma cidade polo do Vale do Rio do Peixe, tendo em nosso domínio duas barreiras sanitárias de relevância, sendo uma delas na divisa do Paraná e a outra na divisa com o Rio Grande do Sul, e não podemos concordar com essa alegação de critérios técnicos, porque temos aqui quatro estabelecimentos com o serviço de inspeção federal ligados ao nosso serviço de defesa sanitária”, desabafou Vilmar.

A assessora de imprensa da Secretaria Estadual da Agricultura, Ana Ceron disse por telefone que “o martelo ainda não está batido. Nos próximos dias o secretário Ricardo de Gouvêa deverá anunciar a decisão a ser tomada”.

A ser confirmado o fechamento da Regional de Joaçaba que é própria, ou seja, não há o pagamento de aluguel pelo imóvel, Vilmar Suzin afirmou que ficará atendendo no local apenas uma médica veterinária.

Ele argumentou que a decisão por parte do Governo do Estado foi vertical, ou seja, de cima para baixo sem nenhum consulta aos funcionários das regionais.

Estamos tentando com as autoridades políticas regionais e aos representantes das entidades do setor produtivo agropecuário, reverter essa situação porque temos a informação de que algumas já conseguiram junto aos seus deputados fazer com que o Governo volte atrás, cito como exemplo Caçador e Joinville”, frisou Suzin.

O prefeito de Ibicaré e presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), Gianfranco Volpato ao ser procurado por nossa reportagem, afirmou que não tinha nenhuma informação sobre o assunto, mas mostrou-se preocupado com essa possibilidade de fechamento do Escritório Regional da Cidasc em Joaçaba.

Fui pego de surpreso por essa notícia. Vou me inteirar sobre o assunto e precisamos tomar uma atitude para que isso não venha a acontecer. Se existe essa possibilidade, o que nós pudermos fazer vamos fazer. Na segunda-feira (2) entrarei em contato com todos os prefeitos para falar sobre esse assunto”, finalizou o presidente da Associação.

Na Regional de São Lourenço do Oeste a situação de fechamento do escritório foi revertida por intermédio do deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB), após uma conversa com o secretário da Casa Civil, Douglas Borba na última terça-feira (27).

No início da noite desta sexta-feira (30), Elói Hoffelder que é assessor do senador Jorginho Mello (PL), em entrevista exclusiva ao programa Rádio Contato, confirmou que o governador do Estado, Carlos Moisés voltou atrás e solicitou ao secretário Ricardo Gouvêa que nenhuma decisão quanto a este assunto seja tomada sem o seu consentimento.

O senador Jorginho Mello pediu para que toda a bancada do seu partido o Pl, fique atento quanto a este assunto e que estejam mobilizados para que estas regionais não sejam fechadas, especialmente a de Joaçaba”, afirmou Hoffelder.

Por Julnei Bruno