(49) 3551-2424

Bebê de 5 meses morre de parada cardiorrespiratória em creche de SC

Imagem ilustrativa

Um bebê de cinco meses morreu na manhã desta quarta-feira, 08,em Gaspar. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a equipe teria sido acionada por volta das 9h, para socorrer a vítima, que estaria com mal súbito. Ao chegar ao local, a professora já estava realizando manobras para a desobstrução de vias aéreas na bebê, porém ela já estava em parada cardiorrespiratória. Imediatamente os bombeiros iniciaram os procedimentos com o desfibrilador e manobras de ressuscitação, e conduziram a bebê até o Hospital de Gaspar, que fica próximo à creche.

Na casa de saúde, a equipe continuou ajudando no socorro à vítima, auxiliando a equipe médica a efetuar as compressões torácicas por aproximadamente 45 minutos. Entretanto, apesar de todo esforço, não foi possível reverter a parada e a bebê teve a morte confirmada. Os bombeiros informaram que a ocorrência foi repassada a eles como obstrução de vias aéreas, mas a equipe não tem como confirmar se realmente foi isso.

A equipe entrou em contato com a equipe da creche, mas foi informada que todos os colaboradores e diretores estavam muito abalados e sem condições de se pronunciarem no momento.

O delegado Raphael Ikawa Lanzeloti afirma que até o momento não havia sido registrado nenhum Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de Gaspar. Ele explica que a abertura do inquérito para apurar a responsabilidade dos fatos irá depender da causa da morte, que será apontada no laudo cadavérico.

Como agir caso o bebê esteja em situação de engasgo

1. Sentada, coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza.

2. Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê 5 tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.

3. Agora, de frente para você, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize 5 compressões usado dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, 4 centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a 2 ou 3 dedos.

4. Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabecinha deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento.

5. Em seguida acione os serviços de socorro – Samu ou Corpo de Bombeiros

Fonte: Jornal Metas