(49) 3551-2424

Aulas em escola de Joaçaba são suspensas por causa de doença “mão-pé-boca”

A Secretaria de Educação do município de Joaçaba decidiu suspender as aulas das três turmas de Pré da Escola Rotary Fritz Lucht, localizada no bairro Vila Pedrini. A decisão foi tomada depois que foram confirmados 4 casos da doença mão-pé-boca envolvendo alunos. Outro aluno e também um professor desenvolveu sintomas e para evitar um possível surto, a exemplo do que ocorreu na Creche em Herval d’Oeste, a Secretaria de Educação decidiu suspender as atividades nesta quinta e sexta-feira. A Secretária Marilêna Detôni informou que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, depois que as salas de aulas passarem por um processo de higienização.

No  Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tânia Piovesan, localizado no Bairro São Jorge em Herval d’Oeste, as aulas que foram suspensas esta semana e serão retomadas a partir desta sexta-feira (27).

O que é a doença
A doença mão-pé-boca é um problema muito comum entre bebês e crianças até cinco anos, sendo que sua prevalência é maior dos zero aos dois anos de vida. Trata-se de uma doença contagiosa que é caracterizada por feridas nas regiões da boca, mãos e pés e pode ser causada por diversos vírus.

Quais os sintomas
Após uma criança contrair a doença mão-pé-boca leva cerca de 3 a 6 dias para os primeiros sintomas aparecerem. Este é o chamado período de incubação. Os sintomas geralmente começam com uma febre, dor de garganta e nariz escorrendo, algo parecido com uma gripe. Depois, a criança passa a ter erupções na pele e pequenas bolhas podem surgir em algumas partes do corpo. Os sintomas são piores nos primeiros dias e geralmente somem após uma semana. Uma ou duas semanas após o fim da doença, a pele dos dedos dos pés e das mãos podem descascar, mas isto não causa qualquer problema.

Por Marcelo Santos