(49) 3551-2424

Realizado lançamento do livro e exposição de fotos que contam a história do Contestado

Livro lançado em Joaçaba sobre a história do Contestado

Nas dependências do teatro Alfredo Sigwalt aconteceu na tarde desta sexta-feira (25) com a presença de autoridades e convidados, o lançamento do livro “Claro Gustavo Jansson” o fotógrafo do Contestado de autoria da historiadora, pesquisadora e escritora Rosa Maria Tesse, além da abertura oficial da exposição de fotos de Jansson, organizada pela pesquisadora. Exposição essa que ficará aberta ao público até o próximo dia 12 de setembro, em horário comercial de atendimento no teatro.

Rosa Maria Tesse é joaçabense e formada em pedagogia com habilitação em administração escolar, pós-graduada em Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós-graduação em São Paulo, com especialização em pré-escola pela UNICEF, através da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Ligada a área da educação e cultura como professora e outros cargos, é escritora tendo como destaque os livros “O Espírito Catarinense do Homem do Contestado” e “O Contestado a História que o Brasil não Conhece”.

O livro que lançou nesta sexta-feira em Joaçaba, relata a história de Claro Gustavo Jansson conhecido como “o fotógrafo do Contestado”, que conseguiu registrar imagens da Guerra do Contestado, além das Revoluções de 1924, 1930 e 1932.

Estou há algum tempo visitando inúmeros municípios do Estado, levando esta exposição e fotografias e aproveitando para fazer o lançamento de meu livro, que conta a história deste fotógrafo, cuja sua filha mais nova que reside no interior de São Paulo, me cedeu como presente pelo meu trabalho no ano de 2014, em torno de 2 mil e 500 fotografias das quais algumas estão fazendo parte da exposição e também do livro”, explicou Rosa Maria Tesser.

A escritora confirmou que não conseguiu por enquanto, devido a falta de tempo, ver todas as fotografias que fazem parte do acervo.

Sempre que pode, ela ministra palestras a estudantes de Santa Catarina, contando a história do Contestado, “porque não podemos deixar que os jovens deixem que a nossa história e o nosso passado morram”.

Por enquanto esta exposição já aconteceu em 12 cidades catarinenses e até o final deste ano, mais quatro municípios deverão ser visitados por Rosa Maria Tesser, que ao finalizar, disse que Joaçaba não poderia deixar de receber a sua exposição neste mês de aniversário.

Joaçaba não seria neste momento. Pela nossa programação, deveríamos estar em Curitibanos, mas eu quis presentear a minha terra querida. Porque, a minha Certidão de Nascimento ainda consta Cruzeiro e tenho aqui grandes amigos, então disse que não poderia deixar de contribuir com Joaçaba no seu centenário”, concluiu Rosa Maria Tesser.

Por Julnei Bruno