(49) 3551-2424

Envelope que família guarda há 50 anos será aberto no centenário de Joaçaba

A família Bilibio de Joaçaba, moradora do bairro Santa Teresa, guarda um envelope que pode ser considerado uma espécie de cápsula do tempo. Um envelope de certo modo misterioso lacrado no dia 19 de agosto de 1967 pelo patriarca da família. A ordem expressa aos filhos, que está sendo respeitada por quase 50 anos, é abrir o envelope apenas por ocasião do centenário do município, no caso daqui há dois meses.

55555O professor de história, Rogério Bilibio, que inclusive foi escalado para ajudar a escrever o livro do centenário de Joaçaba, contou que o pai, que era funcionário da prefeitura, deixou o envelope para os filhos. Ele faleceu há cerca de 30 anos. Apesar de deteriorado pela ação do tempo, com algumas aberturas, Rogério relatou que a vontade do pai foi respeitada durante todo este tempo. O conteúdo só será conhecido depois do dia 19 de agosto em ato que fará parte da programação do aniversário de 100 anos.

No ano de 1967 o proprietário do envelope trabalhou na organização dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Joaçaba. Logo depois ele reuniu, o que os filhos suspeitam ser documentos históricos e outros, e lacrou o referido envelope. Professor Rogério acredita ser algo comemorativo, alusivo a data pois seu pai gostava de suspense e mistério e pode ter se inspirado em literaturas do gênero.

 O teor deste material, preparado há 50 anos, tem despertado a curiosidade de muitas pessoas. Uma curiosidade que dentro de mais dois meses deverá ser saciada com a abertura do envelope.

33333