(49) 3551-2424

“Meu pai estava gemendo de dor e eles não queriam atender” diz jovem que quebrou ESF

aO jovem que promoveu uma grande confusão no ESF do bairro Santa Tereza em Joaçaba no início desta semana admite que errou e disse que agiu em razão da negativa de atendimento por parte das funcionárias do posto. A equipe de jornalismo da Rádio Catarinense localizou o jovem que tem 17 anos. Ele contou que foi até o posto por volta das 10h para acompanhar o pai que precisa de atendimento em razão de um ferimento nas mãos. “Meu pai tava gemendo de dor, queimando de febre e elas não queriam dar atendimento, só por causa de um cartão”.

O jovem procurou conta que chegou ao posto com o cartão nacional do SUS e o comprovante de residência quando foi informado pela funcionária que ele teria que ter o cartão de agendamento. Ele tentou argumentar, mas mesmo assim não houve o atendimento do paciente que reclamava de dor. Neste momento, segundo ele, houve um bate-boca e ameaça de chamar a polícia, quando o jovem diz ter perdido a cabeça e quebrado o computador.

Na entrevista ele rebate também os comentários que surgiram de que eles são elementos com passagem pela polícia. “Eu nunca tive passagem pela polícia, meu pai tem uma mas por usuário de droga” se defende.

O jovem procurou voluntariamente esta semana pela delegacia e prestou depoimento. Ele vai responder por depredação do patrimônio público. O pai do jovem conseguiu atendimento no mesmo posto. “O enfermeiro disse que ele poderia ter perdido a mão” finalizou ele.

A situação do ESF do bairro Santa Tereza será tema de uma reunião na próxima terça-feira as 19h no colégio Frei Bruno.

A Rádio Catarinense segue a disposição das funcionárias do ESF para eventuais esclarecimentos ou contraponto ao que foi dito pelo jovem.

Por Marcelo Santos
Ouça entrevista com o jovem