(49) 3551-2424

Estacionamento rotativo: Mais de 100 mil alocações de vagas são realizadas por mês em Joaçaba

O carro de fiscalização e alocação automática do Estacionamento Rotativo de Joaçaba, que é equipado com câmeras, tem provocado comentários e muitas dúvidas. Neste mês de junho usuários do sistema reclamaram que existem alocações indevidas envolvendo por exemplo veículos que estariam fora da área de cobrança do estacionamento. A empresa responsável admitiu que existem problemas e que os mesmos estão sendo ajustados com o setor de tecnologia. Clientes que se sentirem lesados devem entrar em contato com a empresa para pedir o reembolso de valores ou o PROCON que podem ser acionado.

A Central de Jornalismo da Rádio Catarinense manteve contato na tarde de ontem com Wilton Werner Zukowski, diretor do Departamento Municipal de Trânsito. Ele diz que o equipamento é eficiente e veio para agilizar a logística do sistema, facilitando bastante a rotina das monitoras. Sobre os problemas mencionados, o diretor de trânsito disse que são casos pontuais que não representam um número expressivo. “Diariamente são realizadas cerca de 4.500 alocações, chegando a cerca de 108 mil alocações em 24 dias (mês), existindo neste período e montante 15 placas com erros, com valores estornados pela empresa, chegando a um percentual de 0,012% de problemas” explicou ele.

Wilton Werner Zukowski fez uma comparação do carro de alocação automática com as lombadas eletrônicas. Segundo ele o percentual de acerto nas lombadas eletrônicas fica entre 92 a 96% quando o equipamento está operando em excelente condições de visibilidade. “Observando estes números a gente entende que este equipamento (carro) está trabalhando com alta eficiência”

O diretor de trânsito disse também que o carro de alocação está identificando uma média de 2 mil a 2.500 veículos por dia irregulares nas vagas.

Questionado a respeito da reclamação da empresária da avenida Santa Teresinha que carregou o aplicativo com R$ 50,00 em crédito, e poucos dias depois estavam quase sem saldo, Wilton Zukowski explicou que no trecho mencionado existe o Estacionamento Rotativo e que as demarcações no meio fio, não encontradas, não são uma exigência legal. O trecho está, segundo ele, devidamente sinalizado por placas.

Por Marcelo Santos