(49) 3551-2424

FRAUDE: Joaçabenses voltam para a fila para receber vacina de marcas diferentes

Compartilhe

A escolha por marca de vacinas contra a Covid-19 tem gerado transtornos e muitos problemas, principalmente para os profissionais que estão aplicando as doses. Em Joaçaba duas pessoas que haviam tomado a primeira dose de um determinado laboratório, pouco dias depois, ao ficar sabendo que existia uma outra marca disponível, retornaram para a fila para ser contempladas com outro imunizante. O intervalo entre as doses em um caso foi de 8 e outro de 17 dias.

As duas pessoas foram até o Parque Municipal, nas duas ocasiões, alegando que estavam buscando pela primeira dose. Como a Secretaria de Saúde, até então, não estava lançando os nomes no sistema em tempo real, para agilizar a fila, pois o procedimento era feito posteriormente, não conseguiu identificar que estas pessoas já haviam sido vacinadas.

Uma das pessoas tomou na primeira dose a ASTRAZENECA e na segunda a JANSSEN. A outra tomou CORONAVAC e depois a PFIZER.

O Secretário de Saúde, Valmor Reinsdórfer, disse hoje pela manhã a Rádio Catarinense que os casos foram descobertos quanto os profissionais da saúde lançaram os nomes no sistema para transmissão de dados para encaminhamento da listagem ao Ministério Público (MP) que faz o acompanhamento da campanha de vacinação.

Segundo ele a partir de agora, a partir deste episódio, mudou-se a logística. Todas as pessoas terão seus nomes consultados no sistema online, o que pode provocar uma maior lentidão na fila.

Quanto as duas pessoas que receberam as duas vacinas de marcas diferentes, em poucos dias, o secretário disse que serão tomadas as medidas cabíveis.

Por Marcelo Santos