Governador de SC prorroga por mais 05 dias Decreto de Emergência e comércio continuará fechado
O Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, prorrogou nesta terça-feira (07) por mais 05 dias o Decreto de Emergência no Estado que trata do isolamento social. A medida pegou de surpresa os lojistas que estavam se preparando para reabrirem as portas nesta quarta-feira (08). Houve a flexibilização para alguns segmentos, mas o comércio de uma forma geral continua fechado. Em Joaçaba a CDL encaminhou ofício a Assembleia Legislativa de Santa Catarina com esperança de que os deputados intercedam no sentido de derrubar o veto com os lojistas retomando as atividades e respeitando os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades. Proposta desta natureza já está tramitando na ALESC. A Ideia é evitar que a medida gere desempregos, pois o Decreto direto na economia catarinense, atingindo principalmente as pequenas empresas.
De acordo com Moisés, já a partir desta quarta-feira (8), estão autorizados a retornar novamente suas atividades, oficinas mecânicas tanto de carros, motos e implementos agrícolas, bem como despachantes, autoescolas, concessionárias, revendas e locação de veículos, lavacar, autocenter, revenda de peças e afins, seguindo as normativas de medidas de segurança.
Na entrevista coletiva no final da tarde desta terça-feira (07) o governador reafirmou que a situação do Coronavírus deverá ser agravar nas próximas duas semanas, com pessoas precisando de UTIs e de equipamentos. Até agora são 457 casos confirmados no Estado. O maior número de contaminados está em Florianópolis com 114 casos. SC tem 15 óbitos confirmados de diversas faixas etárias.
Por Marcelo Santos




