(49) 3551-2424

IGP de Joaçaba adota medidas drásticas na rotina de trabalho em razão da falta de servidores

O Instituto Geral de Perícias de Joaçaba divulgou uma nota à imprensa informando que, devido à falta aguda de funcionários, os exames de necropsias serão realizados somente no período das 13h às 17h. Os corpos serão recolhidos e os exames localísticos feitos, contudo, a perícia médica de necropsia será realizada somente no dia seguinte, em Videira ou Caçador, no horário supracitado.

O IGP de Joaçaba possuía até hoje somente 01 Perito Criminal,  01 Perito Médico Legista (PML) e 01 Auxiliar Médico Legal (AML) em atividade para atender os 15 municípios da região de atuação, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Devido à sobrecarga de trabalho, foram adotados os seguintes revezamentos descritos abaixo para possibilitar descanso aos servidores.

– Peritos Criminais: adotamos revezamento com o NRP de Campos Novos, onde há também somente 1 Perita Criminal. Totalizando 20 municípios sob responsabilidade diária do Perito Criminal que está escalado no dia.

– Perito Médico Legista: adotamos revezamento com os Núcleos Regionais de Perícia (NRP) de Videira ou Caçador, que acabam absorvendo os corpos desses 20 municípios adicionais. O translado entre regiões é feita pelos Auxiliares Criminalísticos (ACs).

– Auxiliares Médicos Legais: adotávamos revezamento com o NRP de Campos Novos e disponibilização de dispensa de expediente nos dias em que os servidores não se encontravam de sobreaviso.

De acordo com a nota divulgada nesta sexta-feira, a única Auxiliar Médica Legal de Joaçaba apresentou Atestado Médico. Por hora, os demais servidores do IGP estão realizando esforço adicional para que a coleta dos corpos não seja prejudicada. “Temos intuito de bem servir a população e esperamos que a situação saia deste estado crítico em breve, contudo, temos ciência que a solução definitiva só é possível com a nomeação dos funcionários homologados no ultimo concurso, a saber, Peritos Criminais e Peritos Médico Legistas; e com a realização de concurso para contratação de mais Auxiliares Médicos Legais” informou Alexandre Kazuo Tobouti, perito Chefe do Instituto Geral de Perícias de Joaçaba.