(49) 3551-2424

Arquiteto urbanista ministra workshop sobre acessibilidade em Joaçaba

Alunos foram para a rua e sentir de perto as dificuldades dos deficientes

Depois de ministrar uma palestra na noite desta segunda-feira (08) nas dependências do Clube Cruzeiro em Joaçaba sobre acessibilidade, atendendo solicitação do Senac local, o arquiteto urbanista e especialista nesta área, Mário Cezar da Silveira começou a ministrar nesta terça-feira (09) um workshop que terá a duração de três dias.

Como havia uma pressão por parte do Ministério Público (MP) sobre essa questão da acessibilidade, o Senac de Joaçaba enxergou que o público alvo envolvido nessa situação, estava necessitado de maiores informações. Daí o convite que me foi formulado para ministrar este curso. Para que o curso atingisse seus objetivos, fiz uma palestra sobre o tema acessibilidade na noite desta segunda-feira”, justificou o palestrante.

O objetivo foi demonstrar através de estatísticas, normas e principalmente exemplos, a necessidade de se aplicar a acessibilidade. O arquiteto urbanista contou aos presentes, que tem uma filha cadeirante e que até o nascimento dela jamais pensou em projetar focando na parcela da população que tem alguma dificuldade como essa ou outra.

A população vive o seu dia a dia preso nos seus paradigmas. Ela não vê na acessibilidade um valor, mas ela não percebe também que a população está envelhecendo demais, e que essas pessoas idosas tem perdas funcionais. E quanto mais a medicina expande essa sobrevida, mais a possibilidade de perdas nós temos. Então a acessibilidade é um conceito preparado, para que as pessoas com deficiência sejam a referência do cidadão que tem mais dificuldade. Se a cidade for preparada para ele, todas as pessoas ganham”, argumenta Mário Cezar.

Para demonstrar as pessoas do curso as dificuldades do dia a dia de um deficiente, alguns obstáculos foram criados pelo arquiteto urbanista que levou as pessoas para a rua, demonstrando de fato e concretamente estes problemas que são enfrentados pelos deficientes.

Por Julnei Bruno