Estudante da Unoesc desenvolve ferramenta para o transporte público de Joaçaba
Ao lado dos professores Kleyton Hoffmann e Marconi Januário, o estudante Darci Ronei Roesler Filho, do curso de Engenharia de Computação, apresentou na quinta-feira (4), o aplicativo “Coletivo no Ponto” para o vice-prefeito Jorge Dresch, para o diretor de Trânsito, Wilton Werner Zukowski, e para representantes do setor de mobilidade de Joaçaba. A iniciativa, desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), busca aprimorar o acesso às informações do transporte coletivo. Com o aplicativo, os usuários de transporte coletivo teriam a opção de acompanhar as rotas dos ônibus em tempo real, saber os itinerários e enviar reclamações/sugestões à administração.
— Desenvolver essa ideia foi gratificante por me permitir colocar a teoria efetivamente em prática. Além disso, me sinto feliz em apresentá-la e quem sabe poder aplicar aqui no município — comentou o estudante Darci Ronei Roesler Filho.
A proposta nasceu da percepção de que a falta de informações sobre horários e trajetos é uma das barreiras que afastam a população do uso do transporte público. A ferramenta permite visualizar horários de cada ponto, acompanhar a localização dos ônibus em tempo real e verificar se o veículo já passou pelo local desejado.
— A ideia e sua aplicação alinham-se à missão da Instituição de promover o desenvolvimento regional, bem como impactar nas comunidades em que estamos inseridos. Acreditamos que a ferramenta pode afetar positivamente a mobilidade do município — destacou o orientador, professor Marconi Januário.
O diretor de Trânsito, Wilton Werner Zukowski, elogiou o trabalho e a iniciativa da Unoesc ao incentivar estudantes a buscarem soluções para desafios reais. Para ele, a mentalidade de propor alternativas concretas é essencial para o crescimento da cidade, especialmente no tema da mobilidade urbana.
— O transporte coletivo é um dos caminhos mais viáveis para enfrentar o excesso de veículos, e este aplicativo pode facilitar muito o uso do serviço ao permitir que a população acompanhe o deslocamento dos ônibus e consulte informações por meio de QR Codes instalados nos pontos, identificando linhas e horários disponíveis — comentou Wilton.




