Unoesc e Receita Federal entregam kits de robótica à Escola Nelson Pedrini
A Escola Estadual Nelson Pedrini recebeu, na segunda-feira (03/11), 16 kits “BoxEdubot” e um protótipo de robô para atividades de robótica. A iniciativa ocorreu por meio do projeto ECOA, desenvolvido pela Unoesc, em parceria com a Delegacia da Receita Federal em Joaçaba.
— Os estudantes apreciam muito o contato com essas tecnologias e a robótica, especialmente quando podem vivenciar um ensino que ultrapassa as quatro paredes da sala, por isso agradecemos essa importante parceria — afirmou a gestora da escola, Silvana Meneghini.
Os kits foram produzidos de aparelhos TV Box apreendidos pela Receita Federal, uma vez que não podem ser comercializados no país por violação de propriedade intelectual. Para tal, foi realizada a descaracterização dos equipamentos por meio do projeto ECOA Unoesc. Junto com o kit, foi entregue um robô, construído por meio do trabalho realizado no curso de Engenharia de Computação, da atuação de um estagiário e da orientação de professores, com equipamentos da Universidade e materiais também doados pela Receita Federal.
— Assim, o material apreendido passa a ter um novo propósito ao ser transformado em minicomputador que facilitará o ensino maker na escola, e os estudantes podem vislumbrar um exemplo daquilo que podem criar nas aulas. Aproveitamos também para estender o convite para que se preparem para competições como a etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que, em 2026, será sediada pela terceira vez consecutiva na Unoesc — explicou o professor Kleyton Hofmann.
— Em vez de seguir para descarte, o equipamento é encaminhado a instituições com capacidade técnica para dar nova finalidade a ele. Após a conversão em minicomputadores, os kits retornam à sociedade, completando um ciclo que começa com a apreensão e termina em investimento educacional — ressaltou o auditor e representante de Cidadania Fiscal da Receita Federal em Joaçaba, Lucas Machado de Figueiredo.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider, o projeto se conecta a um movimento regional de incentivo à ciência e tecnologia.
— A Unoesc tem promovido eventos e atividades que despertam o interesse pelo universo maker. Neste ano, também sediamos a Olimpíada Brasileira de Robótica, fortalecendo o vínculo dos estudantes com as áreas de engenharia e inovação. Ou seja, cada nova entrega aproxima ainda mais nossa Instituição da comunidade e estimula vocações para profissões ligadas à tecnologia — afirmou.
A expectativa é implantar as aulas no próximo ano letivo. O objetivo é que os kits possibilitem que os estudantes desenvolvam experimentos práticos, aproximando a escola de iniciativas de ciência e tecnologia realizadas na região.
— Além de conectar teoria e prática, o projeto é mais uma iniciativa que conecta a Unoesc com a comunidade. Além de dar novo destino a aparelhos que seriam utilizados de forma ilícita, motivamos a curiosidade dos estudantes e trazemos inovação para as aulas — finalizou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.







