Receita Federal volta a emitir alerta para fake news sobre o PIX
São falsas as informações que circulam nas redes sociais sobre “monitoramento do PIX para cobrar impostos”. Não existe tributação do PIX e não existe imposto sobre movimentações financeiras. A Constituição Federal não permite esse tipo de tributação.
A informação foi compartilhada pela assessoria de comunicação da Receita Federal em Brasília.
O que voltou a circular, segundo comunicado da Receita Federal, são fake news que buscam enganar a população e favorecer interesses do crime organizado, além de gerar medo e desconfiança no sistema. A Instrução Normativa da Receita Federal nº 2.278/2025 não cria cobrança sobre o PIX. Ela apenas estende às fintechs regras de transparência que já valiam para bancos, sem detalhar ou identificar transações individuais. A medida reforça o combate à lavagem de dinheiro e à ocultação de patrimônio, evitando que criminosos usem essas plataformas para fraudes.
A Receita alerta que esse tipo de mentira também facilita golpes, com mensagens falsas por redes sociais, telefone e WhatsApp para coagir vítimas.
Outro ponto importante: quem espalha essas fake news muitas vezes lucra com a repercussão e monetização do tema nas redes.
Por fim, a Receita reforça que, a partir de janeiro deste ano, quem ganha até R$ 5 mil fica isento do Imposto de Renda, e quem ganha até R$ 7.350 tem desconto.




