(49) 3551-2424

Professora da Unoesc lança livros em congresso nacional

Compartilhe

A professora Thaís Janaina Wenczenovicz, do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc, participou, de 26 a 28 de novembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP), do “32º Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI)”. Com o tema “Os caminhos da internacionalização e o futuro do Direito”, o evento reuniu pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em um espaço de reflexão, troca e inovação.

Durante o congresso, considerado o maior encontro da pesquisa jurídica do Brasil, a professora lançou dois livros dos quais é uma das organizadoras: “Desigualdades Sociais, Direitos Humanos e Políticas Públicas: Diálogos Interdisciplinares e o Mundo do Trabalho” (https://www.unoesc.edu.br/editora-unoesc/desigualdades-sociais-direitos-humanos-e-politicas-publicas-dialogos-interdisciplinares-e-o-mundo-do-trabalho/), que também tem como organizador o professor Paulo Campanha Santana, da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília; e “Constitucionalismo e Gênero: Perspectivas Críticas e Interdisciplinares” (https://www.unoesc.edu.br/editora-unoesc/constitucionalismo-e-genero-perspectivas-criticas-e-interdisciplinares/), que também tem como organizadoras a professora Cláudia Cinara Locateli, docente do curso de Direito na Unoesc Chapecó, e Karem Lorena Gallardo Sejas, do Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia. Publicadas pela Editora Unoesc, em 2025, as obras são da área da Ciência Jurídica e foram viabilizadas com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O livro “Desigualdades Sociais, Direitos Humanos e Políticas Públicas: Diálogos Interdisciplinares e o Mundo do Trabalho” é resultado de análises, leituras e reflexões desenvolvidas com a participação de docentes e discentes de diversos Programas de Pós-graduação. A obra busca contribuir para a solução das desigualdades sociais, refletindo sobre políticas públicas integradas que incorporem novas tecnologias sem excluir pessoas, valorizem o trabalho invisibilizado e assegurem a dignidade humana.

Já o livro “Constitucionalismo e Gênero: Perspectivas Críticas e Interdisciplinares” é resultado de uma colaboração entre o Comitê de Gênero do Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia e o PPGD da Unoesc, por meio de diálogos compartilhados desenvolvidos nas atividades do Grupo de Pesquisa Interculturalidade e Intersubjetividade: Gênero, Orientação Sexual, Raça e Etnia. A obra oferece uma análise crítica e aprofundada das desigualdades de gênero, raça e etnia, com especial atenção às mulheres periféricas, indígenas, racializadas e empobrecidas.