Tornado causou prejuízo de R$ 1 milhão em Xanxerê
O tornado ocorrido no dia 7 de novembro em Xanxerê causou um prejuízo de R$ 1.096.777,16, segundo a prestação de contas divulgada pela prefeitura, através da Defesa Civil nesta terça-feira, dia 25. No detalhamento, foram apresentados os prejuízos contabilizados, os locais, a quantidade de edificações atingidas e os materiais distribuídos.
De acordo com os números apresentados, o valor do prejuízo citado abrange danos públicos, comerciais e residenciais. A divulgação também apontou a quantidade dos materiais distribuídos para a recuperação dos espaços afetados. Ao todo, foram entregues 12.800 m² de lonas, mais de 850 brasilites e cerca de 480 cumeeiras.
Mais de 300 edificações atingidas
O número de edificações atingidas totalizou 310 entre o Centro e bairros mais afetados, como o dos Esportes, São Jorge, Frederico Ferronatto, Colatto, Bortolon, Primo Tacca, Veneza e Vila Sésamo. O interior do município também registrou danos, especialmente nas linhas Cambuinzal, Faxinal do Irani, Invernada Grande e Salete.
O trabalho para a recuperação dos espaços, iniciado logo após o ocorrido, contou com a limpeza, distribuição de materiais e atendimento aos atingidos. Entre as equipes envolvidas estiveram as secretarias municipais, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil municipal e estadual e o Departamento Municipal de Trânsito, além de voluntários e organizações associativas.
O vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, destacou a agilidade do trabalho dos órgãos públicos e a necessidade de a população aprender a conviver e se adaptar a estes eventos, já que o município está localizado em uma área propícia para estes fenômenos.



