(49) 3551-2424

IRANI vai ampliar PCH em Campina da Alegria

Compartilhe

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, obteve a licença ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) para dar início, em 2026, às obras do Projeto Gaia V, na região da Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita. O projeto tem como objetivo ampliar a capacidade da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de 2,2 MW para 11,5 MW, aumentando a eficiência e promovendo a sustentabilidade por meio da geração de energia renovável na Unidade de SC.

Diretor de Negócios Papel e Florestal da Irani, Henrique Zugman, ressalta que o projeto trará benefícios para a comunidade, como geração de empregos e renda, maior geração de energia e monitoramento da fauna e flora nas áreas de influência, garantindo assim a preservação ambiental. “Nosso compromisso é realizar este projeto com transparência e segurança, assegurando o desenvolvimento ambiental da região”, destaca.

Zugman observa, ainda, que se trata de uma iniciativa estratégica para garantir maior segurança operacional e contribuir com o compromisso ESG 2030 – utilizar 100% de energia renovável – alinhando-se ao crescimento sustentável da Irani.