Professor Cimadon é homenageado pelas gestões na Unoesc
Na manhã de quarta-feira (24), dirigentes da Unoesc, coordenadores de setor e a diretora geral do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) prestigiaram o descerramento da placa com a imagem do professor Aristides Cimadon, fixada na galeria de reitores da Unoesc. A homenagem aconteceu na Reitoria como forma de reconhecimento a toda a dedicação do professor durante as gestões entre 2004 e 2024.
— A Unoesc é o que é pela liderança e pelas contribuições do professor Cimadon. Parabenizamos pela sua trajetória e agradecemos por ter feito tanto por nossa Universidade — afirmou o presidente da Funoesc e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo.
Formado em Filosofia, Pedagogia e Direito, Mestre em Educação e em Direito e Doutor em Ciência Jurídica, a carreira profissional do professor Cimadon sempre esteve ligada ao ensino e à gestão universitária. Atuou como professor, pesquisador e dirigente acadêmico, além de ter coordenado o processo de criação da Unoesc.
Esteve fortemente envolvido com a criação da Instituição, tornando-se o primeiro reitor da Unoesc na gestão de 1992-1996. Em 2004, foi eleito novamente reitor, sendo reconduzido sucessivamente em 2008, 2012, 2016 e 2020, permanecendo à frente da Universidade até dezembro de 2022, quando assumiu a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Sua liderança foi marcada por um processo de expansão e consolidação que garantiu maior presença regional e relevância nacional à Universidade. Nesse período, a Unoesc ampliou a oferta de cursos de graduação, fortaleceu a pós-graduação com a criação e consolidação de programas de mestrado e doutorado, modernizou a gestão administrativa e acadêmica e ampliou parcerias com diferentes setores da sociedade. Sua gestão também valorizou a pesquisa e a inovação, investindo em laboratórios, na formação de professores e no incentivo à produção científica.
Além da atuação na Unoesc, Cimadon contribuiu para a educação em diferentes esferas. Foi secretário municipal de Educação de Joaçaba, presidiu a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e exerceu cargos relevantes como conselheiro do Conselho Estadual e Nacional de Educação. Também é membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira número 35, e membro benemérito do Instituto dos Advogados de Santa Catarina. Como secretário de Estado da Educação, ajudou na criação do programa Universidade Gratuita.
Reconhecido pela seriedade e pela visão estratégica, o professor recebeu diversas homenagens ao longo da carreira, incluindo a Medalha de Mérito Educacional concedida pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC).
— Fico lisonjeado com o reconhecimento e a homenagem realizada hoje. Tenho orgulho pelo que pude contribuir para o crescimento da Unoesc e agradeço por tudo que a Universidade me proporcionou. Temos muito mais a fazer — agradeceu o professor Aristides Cimadon.
O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, destacou que a forte presença e o impacto comunitário da Universidade nas regiões em que está inserida são reflexo da liderança do professor Cimadon.
— Foi um momento simbólico e singelo, mas com muito significado. Esperamos contar com o trabalho e apoio do professor Cimadon por muito mais tempo, para que possamos fortalecer ainda mais o legado deixado — finalizou o professor Ricardo.







