Joaçabense será agraciado com Comenda em SC

Em reconhecimento à sua trajetória e relevantes contribuições ao desenvolvimento do esporte catarinense, o joaçabense Roberto Francisco Wesoloski, o Betinho, será agraciado com a Comenda do Mérito Desportivo. A honraria, concedida pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), será entregue em solenidade no dia 10 de julho, em Blumenau (SC).
Betinho se destaca por sua dedicação e pelos expressivos serviços prestados ao esporte em níveis municipal, estadual e nacional. Foi idealizador, fundador e primeiro presidente da Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), entidade que detém o título de Comendadora do Desporto Catarinense desde 1996. Atuou também como superintendente da Fundação de Cultura e Esporte de Joaçaba entre 2009 e 2011, sendo o responsável pela proposta que originou o “Sistema Esportivo de Joaçaba”. O sistema reúne a Lei Geral do Esporte, o programa Bolsa Atleta, o Fomento Esportivo, o Conselho e o Fundo Municipal de Esporte.
De 2010 a 2012, presidiu o Conselho Municipal de Esporte de Joaçaba e integrou o CED entre 2015 e 2019, contribuindo para a formulação de políticas públicas na área. Durante sua atuação no conselho estadual, foi autor de propostas que resultaram na criação das Leis Estaduais nº 17.828/2019 e nº 17.920/2020, voltadas à regulamentação e fortalecimento do esporte em Santa Catarina.
Entre suas principais iniciativas, destaca-se a idealização do projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”, criado em 1998 e voltado ao atendimento de crianças e adolescentes do Meio-Oeste catarinense. Betinho também teve papel fundamental no desenvolvimento da carreira de grandes atletas, como a campeã olímpica de voleibol Natália Zilio Pereira e a paratleta Aline dos Santos Rocha, única brasileira a competir tanto nos Jogos Paralímpicos de Verão quanto de Inverno.
Como atleta, foi campeão catarinense de voleibol na categoria infantojuvenil em 1986 pela SER Sadia de Concórdia. No mesmo ano, representou Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Seleções, em Goiânia (GO), conquistando a terceira colocação. Também participou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e de diversas edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), representando Joaçaba e Florianópolis.
Além da trajetória esportiva, Betinho possui ampla formação acadêmica. É graduado em Odontologia, com especialização em Radiologia e Imagiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mestre na área pela São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP). Foi professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia na Unoesc Joaçaba entre 2000 e 2017. Também é graduado em Direito, pós-graduado em Administração Desportiva (ambos pela Unoesc) e, atualmente, cursa Educação Física pela Uniasselvi.
Sobre a Comenda
Instituída em 1994, a Comenda do Mérito Desportivo é uma das maiores honrarias do esporte catarinense, destinada a personalidades e instituições que contribuíram significativamente para a construção, valorização e consolidação do esporte no estado.
“O título de Comendador do Esporte Catarinense é uma honraria que representa anos de dedicação em prol do legado esportivo de Santa Catarina”, destaca Betinho, lembrando que a mesma homenagem foi concedida a Rudy José Nodari (in memoriam), em 1995.
