Santa Catarina alerta para surto de Influenza
Santa Catarina enfrenta um aumento preocupante no número de internações causadas pela Influenza durante o outono de 2025. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), alerta para o crescimento expressivo dos casos graves da doença. O impacto é mais sentido entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Entre janeiro e maio deste ano, o estado contabilizou mais de 1.000 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza ou gripe severa.No mesmo período de 2024, foram registrados 879 casos, representando um aumento de 20% em apenas um ano.Além disso, os óbitos por Influenza também aumentaram, passando de 66 em 2024 para 126 neste ano.As estatísticas indicam que a faixa etária mais afetada é a dos idosos, com mais de 60 anos, que correspondem a 46,8% dos casos confirmados de SRAG.
Crianças de até 4 anos formam o segundo grupo mais vulnerável, com 20,8%. Já os óbitos predominam em pessoas com 50 anos ou mais, totalizando 110 mortes.
Baixa vacinação
A SES destaca que a baixa adesão à campanha de vacinação é um dos principais fatores que contribuem para o avanço da doença.Até agora, apenas 42,6% do público-alvo recebeu a vacina, percentual abaixo do esperado para controlar a propagação do vírus.“Reforçamos a importância da vacinação contra a Influenza, bem como das medidas não farmacológicas de prevenção. O diagnóstico precoce e o tratamento têm o objetivo de reduzir a transmissão da doença e apoiar as ações assistenciais, reduzindo a pressão nas unidades de saúde”, afirma Fábio Gaudenzi, Superintendente de Vigilância em Saúde.
Vacinação: principal arma contra a Influenza
A vacina contra a Influenza está disponível para toda a população e é fundamental para evitar casos graves e mortes.Os grupos prioritários, especialmente crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60, devem manter suas carteiras de vacinação atualizadas.A imunização rápida é crucial para esses grupos vulneráveis, já que o agravamento da doença é mais comum entre eles.



