(49) 3551-2424

Animais Silvestres são resgatados de cativeiro em Videira

Compartilhe

Na última quarta-feira, 23 de abril, policiais militares ambientais de Joaçaba realizaram o resgate de dois animais silvestres mantidos em cativeiro na Linha São José, zona rural do município de Videira, em Santa Catarina.

Durante a ação, foram encontrados um macaco-preto (Sapajus nigritus) e um papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), este último considerado uma espécie ameaçada de extinção. O morador da residência não apresentou documentação que autorizasse a posse dos animais, conforme exigido pela legislação ambiental vigente.

Os animais foram recolhidos e encaminhados para atendimento especializado. Eles serão transferidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Florianópolis, unidade responsável por acolher e avaliar as condições de saúde e reabilitação de fauna silvestre em todo o estado.

A Polícia Militar Ambiental informou que o responsável responderá criminal e administrativamente conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). A criação de animais silvestres sem autorização legal pode resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa.

A população pode colaborar com a preservação da fauna silvestre realizando denúncias por meio do telefone 190 ou diretamente junto à Polícia Militar Ambiental.