Fiscalização do Estacionamento Rotativo em Joaçaba terá multas aplicadas online
A Prefeitura de Joaçaba, em parceria com a Polícia Militar, anunciou mudanças significativas no sistema de fiscalização do estacionamento rotativo da cidade. A partir da implantação das novas regras, multas poderão ser aplicadas de forma online, sem a necessidade de um policial no local, por meio de fiscalização via vídeo-monitoramento.
De acordo com o Major Alessandro, Subcomandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, essa medida está amparada em uma norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2022, que permite a fiscalização remota de infrações, desde que as vias estejam devidamente sinalizadas. Dessa forma, todas as ruas que possuem estacionamento rotativo serão equipadas com placas informando os motoristas sobre a fiscalização eletrônica.
O monitoramento será realizado por um veículo da empresa responsável pelo estacionamento rotativo, equipado com câmeras, que percorrerá as vias coletando informações sobre irregularidades. Esses dados serão transmitidos à Polícia Militar, que converterá as notificações em multas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Não haverá necessidade de anexar imagens ao auto de infração.
A medida visa aprimorar a fiscalização e garantir maior rotatividade das vagas, facilitando o acesso de motoristas ao comércio local. Antes da entrada em vigor, a prefeitura garantirá a devida sinalização das vias monitoradas, alertando os motoristas sobre a fiscalização eletrônica.
Diante dessas mudanças, os condutores devem ficar atentos às regras do estacionamento rotativo para evitar penalizações. A expectativa agora, é que a fiscalização eletrônica promete tornar o sistema mais eficiente em se tratando de rotatividade.
Por Marcelo Santos




