(49) 3551-2424

Megaoperação cumpre 79 prisões contra grupo apontado por tráfico, homicídios e roubos em SC e RS

Um grupo apontado por ser o responsável pelos crimes de tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos é alvo de uma megaoperação das forças de segurança nesta terça-feira (22). Batizada de ‘Sodalitas Finis’, a ação cumpre 79 mandados de prisão em 20 cidades de Santa Catarina e duas do Rio Grande do Sul.

Além das prisões, são cumpridos 97 mandados de busca e apreensão. Entre os objetos apreendidos, foram encontrados dinheiro em espécie, drogas, armamentos e aparelhos eletrônicos.

Cidades onde estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão:

Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venâncio Aires/RS e Lajeado/RS.

O nome “Sodalita Finis”, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), significa “fim do grupo” e foi escolhido em alusão ao objetivo da ação, que busca sufocar e finalizar as atividades da organização criminosa.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o alvo da ação é uma das “maiores organizações criminosas em atividade no estado” de Santa Catarina. As ordens judiciais são cumpridas com a ajuda de 470 integrantes de órgãos catarinenses.

O procedimento investigatório criminal que trata o caso foi instaurado pela 2ª Promotoria da Comarca de Xaxim, no Oeste, e é resultado de meses de apurações. A investigação tramita em sigilo.

Fonte: G1SC

Fotos: Gaeco/Divulgação