(49) 3551-2424

Eleitores levam mais de 3h para votar em Herval d’Oeste e pedem providências a Justiça Eleitoral

Compartilhe

Eleitores do município de Herval d’Oeste levaram até mais de 3h para votar no primeiro turno das eleições deste ano. As filas foram formadas em vários locais ao longo de todo dia.

O vereador Emerson Martini apresentou um requerimento na Câmara pedindo providências a Justiça Eleitoral. Ele citou por exemplo a seção eleitoral da comunidade de Sede Sarandi, com mais de 200 eleitores, que foi agregada em Sede Belém. “Nós aqui já tinha duas seções e uma delas já com mais de 200 eleitores e justamente nessa foi agregada a de Sede Sarandi com mais 216” explicou ele. O vereador disse que ficou mais de 3h na fila para conseguir votar onde ouviu muitas reclamações e descontentamento com a demora. “E o dia todo foi assim”.

Segundo ele os eleitores de Sede Sarandi, muitos saíram cedo, enfrentaram filas e ficam inclusive sem almoço, como os moradores da região de Capoeirada que fizeram mais de 30km para votar. “Muitos desistiram e acabaram indo embora sem votar”.

O documento está sendo encaminhado ao Cartório Eleitoral na tentativa de rever as mudanças que foram implantadas, mas na prática não deram certo.

O que fiz o Cartório Eleitoral
A reportagem da Rádio Catarinense manteve contato na manhã desta segunda-feira (10) a chefe do 18º Cartório Eleitoral. Simone Almeida disse que para o segundo turno não há possibilidade de promover qualquer tipo de mudança. “Não só em Herval foi feita adequação, mas em outros quatro também, porque consideramos número de eleitores e proximidade, e analisando estas questões foram extintos alguns locais” explicou ela.

Quanto a fila em Sede Belém, ela disse que foi extinta a seção de Sarandi, agregando a este novo local, seguindo orientação do Tribunal Regional Eleitoral que permite locais de votação com até 450 eleitores. No caso em Sede Belém são 3 seções. “Não é uma agregação definitiva, é feito por eleição, para eleições futuras esta ideia de junção não será mais feita em razão destas filas formadas” explicou ela.

Por Marcelo Santos