(49) 3551-2424

Rio do Peixe é tomado por algas

Durante esta quarta-feira (16), as águas do Rio do Peixe foram tomadas por algas que deixaram o leito do rio em alguns locais esverdeado. A ação da natureza foi vista pelos moradores que fizeram inúmeros questionamentos e se mostraram ao mesmo tempo preocupados, pois até então, não se tinha um posicionamento oficial da Polícia Militar Ambiental (PMA) se este fenômeno era ou não tóxico e se poderia causar alguma forma de poluição no rio.

Ainda durante a manhã, representantes da PMA confirmaram que o verde no leito do Rio do Peixe era algas, o que foi identificado através da coleta de material na barragem/PCH de Ibicaré.

“Nesse caso não foi identificada espuma e a quantidade de algas não prejudica ou polui a água do rio que está com a vazão elevada devido a quantidade de chuva na terça-feira (15)”, disse a Polícia Militar Ambiental.

Na parte da tarde representantes do Simae confirmaram na PMA que “é normal a formação dessas algas em longos períodos de estiagem e pelo elevado nível de chuva, elas estão sendo carreadas mas não afetam a qualidade nem a captação de água por parte do Simae”.

Concluindo, a Polícia Militar Ambiental reafirmou que a guarnição constatou algas nos rios de outros municípios, como é o caso de Tangará e Ibicaré, ou seja, não tem origem apenas em um local.

Por Julnei Bruno

Fotos: Polícia Militar Ambiental (PMA)