(49) 3551-2424

Mais de 100 cidades de SC decretam emergência por causa da estiagem

Compartilhe

A estiagem que castiga Santa Catarina já fez com que 113 municípios decretassem situação de emergência por causa da falta de chuvas. Segundo dados da Defesa Civil, 45 decretos foram assinados desde o dia 1 de janeiro deste ano e 67 já estavam vigentes desde agosto de 2021. Na última sexta-feira (18), Chapecó também decretou situação de emergência.

A região Oeste do Estado é uma das mais afetadas com a falta de chuvas. Moradores de cidades como Chapecó, Concórdia, Maravilha, Bom Jesus do Oeste, Águas de Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê enfrentam sérios problemas causados pela estiagem, com rodízio no abastecimento e famílias que têm enfrentado dias sem água nas torneiras.

Na última sexta-feira, em Chapecó, foi assinado um termo de compromisso entre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a prefeitura da cidade, quando ações emergenciais foram discutidas para resolver o problema da falta d’água.

Segundo a previsão da Epagri/Ciram, nos próximos dias há possibilidade de chuva mal distribuída do Extremo Oeste ao Meio-Oeste. O acumulado de chuva deve ser pouco significativos em boa parte da região e a situação de estiagem deve se manter até o fim de fevereiro, de acordo com os meteorologistas.

Além da pouca quantidade de chuva, as temperaturas na região devem permanecer altas. No Extremo Oeste os termômetros podem marcar até 34°C, no Oeste a temperatura máxima deve ser de 32°C e, segundo a Epagri/Ciram, as máximas no Meio-Oeste não passam dos 31°C nesta segunda-feira (21).

​- Dionísio Cerqueira;

​​​- São Miguel da Boa Vista;

​- Bom Jesus do Oeste;

​​​​​​​​​​- Nova Itaberaba;

​​​​- Águas de Chapecó;

​- Santa Terezinha do Progresso;

​​​​- Coronel Freitas;

​​- Coronel Martins;

​​​​​​​​​- São Lourenço do Oeste;

​​​​- Presidente Castello Branco.

Fonte: NSC Total