(49) 3551-2424

Homem é condenado por festejar aniversário com amigos na pandemia

Compartilhe

Uma comemoração de aniversário não terminou bem em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Um homem foi condenado a um mês e cinco dias de detenção, além de multa de R$ 550, por infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa.

Segundo informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ele foi acusado de reunir amigos para comemorar seu aniversário durante a pandemia de Covid-19. A decisão é da Vara Criminal da comarca de São Miguel do Oeste.

Conforme a denúncia, o homem foi flagrado pela PM (Polícia Militar) quando promovia um churrasco em uma oficina mecânica no interior do município. A festa ocorreu no dia 15 de agosto de 2020.

No local foram encontradas 7 pessoas sem máscaras de proteção individual e que também desrespeitavam o distanciamento social. Na ocasião, foi lavrado termo circunstanciado e o documento foi assinado pelos responsáveis do evento.

Decretos vigentes

Na época, estavam vigentes os Decretos Estaduais n. 562, de 17 de abril de 2020, e n. 630, de 1º de junho de 2020, que declaravam estado de calamidade pública no Estado. Também havia sido instituído o Decreto Municipal n. 9.366, de 13 de agosto de 2020, que proibia a realização de festas e confraternizações em ambiente público ou privado.

A pena privativa de liberdade do réu foi substituída pelo pagamento de pena pecuniária no valor de um salário mínimo, além do pagamento de 15 dias-multa. Outros dois acusados pela organização da festa aceitaram acordo proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e o processo será extinto após o regular cumprimento de todas as condições impostas.

Fonte: ND+

Foto: Reprodução/Internet