(49) 3551-2424

Herval d’Oeste em alerta para febre amarela após encontrar macaco morto no interior

A morte de um macaco na Linha Pacífico interior do município de Herval d’Oeste acendeu o alerta da setor de saúde para o possível surgimento da Febre amarela. O animal, que suspeita-se que possa ter sido contaminado pelo vírus, foi encontrado morto esta semana por agricultores. Ele não transmite a doença, apenas serve como alerta aos órgãos de saúde pública sobre a necessidade de vacinação da população humana nos arredores. Ou seja, eles permitem aos gestores de saúde implementar estratégias preventivas, antes de o vírus atingir populações humana. Ou seja, os primatas são tão vítimas da doença quanto os humanos

O diretor de atenção a saúde, Willian Gavasso, disse que não foi possível coletar amostrar para fazer exames, pois o macaco estava em estado avançado de decomposição. O animal havia inclusive sido enterrado pelos moradores. Diante desta situação, as pessoas que moram na região de Linha Pacífico estão sendo orientadas a fazer a vacina da Febre Amarela. Também é recomendado que as pessoas que moram no perímetro urbano façam a vacina. Quem tomou a vacina da COVID devem respeitar prazo de 15 dias.

Quem encontrar macaco morto devem entrar em contato com os órgãos de saúde para averiguar a situação.

A doença

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos da doença no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana. O vírus causador e os sintomas clínicos da doença são os mesmos nos dois casos: a diferença entre elas é o mosquito transmissor. Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros. Nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana, o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem. O Brasil não registra casos desta doença desde 1942.

Por Marcelo Santos