(49) 3551-2424

Rede Feminina de Combate ao Câncer divulga nota pública

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba divulgou nesta quarta-feira (07) uma nota pública a comunidade.

Leia abaixo na íntegra:

Nota Pública à sociedade e aos apoiadores da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba/SC

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba sempre atuou com fidelidade aos propósitos humanitários da entidade, protegendo a mulher e orientando-a na prevenção, em especial, do câncer de colo de útero e de mama.

Para tanto, inúmeras ações são desenvolvidas pela Rede Feminina a todo momento, por meio do trabalho de mulheres voluntárias que contribuem na prevenção da doença, com encaminhamento das atendidas para exames médicos, a exemplo da mamografia e do papanicolau. Ainda, a Rede proporciona às usuárias terapias complementares ao tratamento e qualidade de vida, principalmente às mulheres acometidas pelo câncer. Além disso, a entidade realiza palestras e programas educativos de conscientização quanto à importância do cuidado e o diagnóstico precoce do câncer.

Para a manutenção dos serviços ofertados, já que obviamente não visa nenhum lucro, a Rede Feminina naturalmente conta com o apoio do poder público e do setor privado, sustentando-se com eventos da comunidade, artesanato, bazar, doações e com o tempo, talento e trabalho das próprias voluntárias.

Ocorre que, diante do atual cenário experimentado pela pandemia da Covid-19, que gerou sensíveis mudanças na realidade social no último ano, não apenas na perspectiva da saúde, mas também na economia, seja ela familiar ou empresarial, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba informa que, neste ano de 2021, não participará da elaboração da Revista Outubro Rosa, por entender que não é o momento adequado para solicitar doações ou vender espaços publicitários.

O contexto exige a compreensão de todos em relação aos inevitáveis prejuízos provocados pela pandemia e certamente a Rede Feminina não poderia ficar alheia a isso, até porque sua atividade é altruísta e com pensamento no bem-estar comum.

Portanto, esta nota pública tem por objetivo comunicar à sociedade em geral e aos apoiadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, incluindo as diversas empresas e profissionais que sempre ajudaram na confecção da Revista Outubro Rosa, que a Rede não receberá nenhuma doação neste ano por intermédio da referida revista, não fazendo parte de eventual elaboração do periódico. Aliás, os jornais responsáveis pela edição e publicação do material já foram cientificados desta posição da entidade. 

A nosso ver, mostra-se importante fazer esse esclarecimento, pois sabemos que a maioria das doações de nossos apoiadores é motivada pelo fato de que parte dos valores arrecadados pela revista reverte-se à Rede Feminina, o que, frise-se, não acontecerá neste ano. Qualquer valor eventualmente solicitado ou arrecadado pelos jornais responsáveis pela edição e publicação da revista será destinado exclusivamente a fins particulares, não sendo repassado à Rede.

De toda forma, embora a Revista Outubro Rosa não faça parte das ações da Rede Feminina no ano de 2021, em função dos motivos expostos, continuaremos lutando incansavelmente pela prevenção e combate ao câncer, nunca deixando nossas mulheres desamparadas.

Atenciosamente,
Ivanilde Rhoden Rático
Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba/SC


No final da tarde a equipe da Revista Outubro Rosa também divulgou uma nota.

LEIA ABAIXO
Nota oficial da Revista Outubro Rosa
Desde 2014, há 8 edições (7 anuais e uma especial), a Revista Outubro Rosa circula gratuitamente em Joaçaba/SC e meio-oeste catarinense, reunindo artigos assinados por profissionais da saúde atuantes na região, bem como depoimentos de pacientes e informações relevantes na área da saúde.
A revista nasceu com o propósito de munir a sociedade de uma das armas mais poderosas no combate ao câncer e outras patologias: a informação.
O nome da revista e a data de lançamento foram escolhidos em razão de ser o mês de outubro simbólico na luta contra o câncer de mama, foco principal do periódico. De outro lado, considerando que em Joaçaba/SC há entidade que atua na prevenção e combate ao câncer de mama, desde o início parcela dos lucros das edições anuais da revista foi direcionada a essa entidade, bem como foi dado especial destaque a ela, seja na própria revista, seja nos eventos anuais de lançamento das edições.
Conforme “nota pública” veiculada na data de hoje (7/4/2021), referida entidade cientificou as Diretoras da Revista Outubro Rosa que não participará da edição de 2021.
Nesse sentido, a fim de esclarecer os leitores, informamos que a Revista Outubro Rosa circulará normalmente em 2021, sob o enfoque e objetivos originais: informar a população sobre o assunto saúde, especialmente o câncer e, considerando o momento vivido, a Covid-19. Num momento de crise mundial na área da saúde, em que a imprensa tem cumprido papel fundamental no sentido de informar, não nos furtaremos de nosso mister.
A parte dos lucros e o destaque que seriam direcionados à entidade que participou da revista nas 7 edições anuais, serão concedidos a outra entidade atuante na área da saúde, a ser definida, com prioridade para aquela que apresentar maiores necessidades no momento.
Por oportuno, embora seja de conhecimento notório em Joaçaba, esclarecemos que as Diretoras da Revista Outubro Rosa atuam há mais de duas décadas no ramo da imprensa. A venda de espaços publicitários é atividade que mantém em funcionamento não apenas este, como a imensa maioria dos órgãos de imprensa. O valor cobrado dos anunciantes, para fins de conhecimento, tem a finalidade de: custear a impressão da revista em material de alta qualidade; custear o transporte e distribuição da revista; custear o pagamento dos profissionais envolvidos na elaboração da revista (jornalistas, fotógrafo, diagramadora, revisora e Diretoras); custear o repasse em dinheiro à entidade escolhida. Além disso, antes da pandemia, por 6 anos seguidos, o valor também foi utilizado para custear o evento de lançamento (comida, bebida, decoração, luz, som, etc), do qual participavam todos os apoiadores sem a cobrança de ingressos.
Assim, no intuito de trazer completa transparência à questão, informamos que a partir de agosto de 2021, seguindo com absoluto rigor os protocolos sanitários vigentes, iniciaremos os trabalhos da 9ª edição da Revista Outubro Rosa.
Agradecemos a todos os envolvidos nas 8 edições publicadas anualmente desde 2014. Gratas pela confiança em nosso trabalho e propósito!

Dirce Schmitt e Fernanda Marca
Diretoras da Revista Outubro Rosa