(49) 3551-2424

COVID: Médico de Erval Velho falam sobre resultados obtidos com tratamento precoce

A Secretaria de Saúde do município de Erval Velho está adotando o tratamento precoce para pacientes que estão positivando para a Covid-19. Através de um áudio encaminhado a Central de Jornalismo da Rádio Catarinense, gravado pela equipe da Secretaria de Saúde, o Secretário Neymar Luiz Tonial, e médico Carlos explicaram o protocolo que está sendo usado no município e os resultados obtidos.

A medida, segundo o secretário Neymar, foi adotada pelo fato de que existem poucos leitos de UTIs nos hospitais e as vacinas estão chegando de forma muito lenta até a população e o protocolo com medicação foi uma alternativa numa tentativa de reduzir as internações e principalmente os óbitos. Segundo ele estão sendo usadas drogas  já testadas em todo mundo e os resultados seriam animadores, sendo que nas últimas semanas nenhum morador de Erval Velho foi encaminhado para internamento em UTIs da região.

O médico responsável pelo tratamento é o Dr Carlos Kappes. No áudio ele deixou claro que no momento não existe medicamento capaz de eliminar do organismo o Coronavírus. Ele orientou as pessoas que sigam usando máscaras, mantendo distanciamento social e higienizando as mãos como medida de segurança para evitar o contágio.

Sobre o tratamento ele salientou que é uma prerrogativa do médico. Ele cita que estudo que as equipes de Erval Velho tiveram acesso há poucos dias, feito pela Procuradoria Geral da República de Goiás, mostrou que drogas que foram usadas em pacientes provocaram uma rápida redução da carga viral e também dos marcadores. O objetivo do tratamento inicial, adotado no município, é reduzir os sintomas e as internações. Dr Carlos Kappes explicou que o vírus evoluiu em duas fases: a infeciosa e a inflamatória. Em Erval Velho o coquetel de drogas está sendo usado na fase infeciosa para tentar combater a replicação do coronavírus. “É na fase infeciosa que estamos usando, inicial, se eles foram usados fora desta fase, aí vamos ter muita pouca coisa para fazer mesmo, a não ser encaminhar para a UTI” disse o médico. O médico entende que as drogas devem ser usadas entre o 1º e 5º dia.

Os remédios que estão sendo usados são a Hidroxocloroquina, Azitromicina, invermectiba e corticoide, que segundo o médico, são seguros dentro das doses preconizadas.

Desde o início da pandemia Erval Velho registro 452 casos de Covid. 441 se recuperaram da doença. Foram 07 óbitos.

Ouça o áudio do Secretário e do médico.

Por Marcelo Santos

TAXA DE LETALIDADE  NA AMMOC

Buscando entender melhor os números, a Rádio Catarinense conseguiu também dados da taxa de letalidade nos municípios da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense. O documento que conseguimos tem data do dia 12 de março. Confira a taxa de letalidade por 100.000 habitantes nos municípios, inclusive de Erval Velho.

Água Doce 0,62 mortes para cada 100.000 habitantes.
Capinzal 0,59 mortes para cada 100.000 habitantes
Catanduvas 0,74 mortes para cada 100.000 habitantes

Erval Velho 1,56 mortes para cada 100.000 habitantes
Herval d’Oeste 0,92 mortes para cada 100.000 habitantes
Ibicaré 1,13 mortes para cada 100.000 habitantes
Joaçaba 0,55 mortes para cada 100.000 habitantes
Treze Tílias 0,35 mortes para cada 100.000 habitantes

Fontes dos dados: www.coronavirus.sc.gov.br