Mais de meia tonelada de pedras preciosas são apreendidas pela PF em Chapecó
Cerca de 700 quilos de pedras supostamente preciosas foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) em Chapecó nesta quinta-feira, dia 10. De acordo com a PF, o material foi encontrado em uma empresa de transporte de valores com sede no município. As pedras podem valer bilhões de reais, segundo as autoridades.
Em nota, a PF informou que foram 29 malotes contendo pedras supostamente preciosas – diamante e alexandrite. As pedras estavam “desacompanhadas dos documentos justificadores da guarda do material e que permitissem a identificação de seu(s) proprietário(s) e de sua origem”, informou a PF. Devido à ausência dos documentos, o material foi apreendido.
Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as irregularidades praticadas pela empresa fiscalizada, disse ainda a Polícia Federal. Um inquérito também investiga a eventual prática dos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e contra o Sistema Financeiro Nacional. O material será submetido à perícia para definições de valor e origem.
A Operação contou com a participação da Polícia Civil, através do Serviço AeroPolicial de Fronteira (Saer/Fron), e da Polícia Militar. O material apreendido foi encaminhado para custódia em instituição financeira da região e permanecerá à disposição da Justiça.




