(49) 3551-2424

HUST cancela cirurgias eletivas devido aumento de pacientes na Ala Covid

O Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba emitiu um comunicado à imprensa no final da tarde desta terça-feira (10) informando que estão canceladas as cirurgias eletivas. A decisão está sendo adotada em razão do aumento do número de pacientes internados na ALA-COVID. De acordo com boletim divulgado no final da tarde de hoje, a UTI do HUST está com 30% de ocupação e a enfermaria com 33%. No total, entre a clínica e a UTI, são 8 pacientes.

Confira o comunicado.

“Considerando o aumento de pacientes internados na ala COVID-19 do HUST.

Considerando a necessidade de redirecionar equipes operacionais à ala COVID-19.

Considerando a capacidade de recursos humanos limitados para o pleno funcionamento de todos os serviços disponibilizados pelo hospital.

Comunicamos que os procedimentos cirúrgicos eletivos estão suspensos.

Procedimentos cirúrgicos eletivos considerados “tempo-sensíveis”, dentre esses os procedimentos cirúrgicos oncológicos, procedimentos obstétricos e partos cesáreos, continuam sendo realizados normalmente.

Solicitamos que seja comunicado a todos os pacientes que as novas datas de procedimentos serão repassadas posteriormente.

Estaremos avaliando diariamente a situação para a retomada desses procedimentos tão logo que possível”.

O diretor geral do HUST, professor Alciomar Marin, esclareceu que apesar do número de pessoas ocupando a Ala Covid-19 ainda representar menos de 50% da capacidade total de ocupação, o aumento brusco no número de pacientes internados exigiu remanejamento de pessoal e, por consequência, a necessidade do cancelamento dos procedimentos cirúrgicos.

— Com poucas pessoas internadas pudemos encaminhar os profissionais para atendimentos como cirurgias e outros procedimentos, porém, com mais pessoas na Ala Covid eles precisam voltar a atender ali 24h por dia e, consequentemente, não há como manter ambos os serviços. Estaremos diariamente avaliando situação mas, reforçamos que é muito importante o controle dos casos de coronavírus — afirmou Marin.
 

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa