(49) 3551-2424

SCClubes quer retorno do Campeonato Catarinense em julho

No último fim de semana o governo de Santa Catarina finalizou um documento que prevê o “passo a passo” para a realização de treinos com bola das equipes de futebol profissional do Estado. Ou seja, mais “próximo” do que é a simulação de uma partida. O manual determina também como deverão ser os procedimentos para realização de jogos da modalidade. O documento foi enviado à FCF (Federação Catarinense de Futebol), além da associação de clubes do Estado, a SCClubes.

Em contato com a reportagem do nd+, o CEO da SCClubes, Cláudio Gomes, afirmou não haver “processo impeditivo algum para o retorno das atividades”. “Vamos discutir com os presidentes [das equipes] a melhor data, ouvir todos os clubes”, afirmou.

A ideia da associação é que o campeonato estadual retorne em 8 de julho, uma quarta-feira, ou 12 de julho, um domingo, com jogos de portões fechados, sem a presença de público.

Com isso, caso haja o retorno dos treinamentos com bola, os clubes já estariam aptos fisicamente a entrar em campo na data estabelecida.

Gomes explica que caberá a cada clube falar com a prefeitura do município para entrar em um acordo para a realização dos treinamentos com contato. O profissional acredita que o poder municipal não deverá “colocar empecilhos”.

“Se o governo [de Santa Catarina] criou diretrizes com base em todas as precauções médicas, quais os motivos que os municípios teriam para não querer liberar? Florianópolis, por exemplo, é a melhor capital do país no combate a doença”, afirmou.

“A população que trabalha no futebol é toda testada. Trabalhamos com equipes médicas, protocolos, além de todas as preocupações sanitárias”, completa o CEO.

Gomes ainda afirma que locais fechados como o transporte coletivo, supermercados e farmácias acabam trazendo “mais riscos” de contágio. “Ir ao supermercado coloca muito mais em risco a população do que um treinamento de futebol onde é um lugar totalmente aberto e com todos testados”, reiterou.

Documento não derruba decreto

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o documento é “puro e simplesmente de recomendação”. Ou seja, o novo documento não é uma autorização, nem derruba o decreto de 1º de junho. Portanto, a realização de jogos está proibida ao menos até 5 de julho.

Porém, caso as prefeituras de Florianópolis, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí e Tubarão, liberem os trabalhos com bola, já será possível realizar os trabalhos com contato, seguindo as diretrizes do novo documento.

O mesmo é válido a partir de 5 de julho já visando o possível retorno da competição. Caso as prefeituras liberem, os protocolos e recomendações do governo já estarão estabelecidos.

Fonte: ND MAIS