(49) 3551-2424

Força-tarefa cumpre mandados em SC e investiga fraudes na compra de ventiladores

A força-tarefa que envolve o MP (Ministério Público), TCE-SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina) e a Polícia Civil realiza neste sábado (9) a operação “O2”, que investiga crimes contra administração pública no processo de dispensa de licitação para aquisição emergencial de 200 ventiladores pulmonares.

Os ventiladores foram adquiridos pelo governo de Santa Catarina ao custo de R$ 33 milhões pagos de forma antecipada.

No processo de aquisição não houve a exigência de qualquer garantia nem as mínimas cautelas quanto à verificação da idoneidade e da capacidade da empresa vendedora.

As investigações, até o momento, identificaram fraude no processo de aquisição dos respiradores, mediante um sofisticado esquema criminoso.

Segundo a Polícia Civil houve corrupção de agentes públicos, falsidade ideológica em documentos oficiais, criação de empresas de fachada administradas por interpostas pessoas e lavagem de dinheiro.

O secretário da Casa Civil, Douglas Borba presta depoimento neste momento na sede da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais).

A operação ocorre em 12 municípios e envolve aproximadamente 100 policiais civis, militares e rodoviários federais de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso.

Também colaboram com as investigações a Polícia Civil do Rio de Janeiro, Ministério Público do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Mato Grosso e o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, além da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de SC.

O chefe do MPSC, Fernando da Silva Comin, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Paulo Norberto Koerich, e o Presidente do TCE, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, farão uma coletiva neste sábado às 11h para esclarecer detalhes da operação.