(49) 3551-2424

Comando da Aeronáutica emite nota explicando operação realizada em Machadinho

O Comando da Aeronáutica em Brasília emitiu nota na manhã desta sexta-feira (24) esclarecendo a operação realizando esta semana no lago próximo a Usina de Machadinho para resgatar peças do caça AM-X que caiu em 2012. Segundo o comando da FAB foi usado um helicóptero H-60 Black Hawk, do 5° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação, para conseguir remover a turbina do lago. A investigação da ocorrência envolvendo a aeronave já foi encerrada, considerando-se que os destroços recuperados à época foram suficientes para a conclusão das causas do acidente.

Por Marcelo Santos

Leia na íntegra, abaixo, a nota encaminhada a nossa redação:

Prezado jornalista,
Com relação aos seus questionamentos este Centro informa:
Na manhã desta quinta-feira (23/04), militares da Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria realizaram a retirada de parte dos destroços de uma aeronave de caça envolvida em um acidente ocorrido em 2012, no Lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho. A aeronave modelo A-1 (AM-X) estava em missão de treinamento operacional quando aconteceu o acidente. Outros destroços do avião já haviam sido recolhidos à época.
As partes recuperadas do avião estavam submersas e só puderam ser identificadas agora em razão da estiagem que afeta o Rio Grande do Sul.
Um helicóptero H-60 Black Hawk, do 5° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação, sediado em Santa Maria (RS), chegou à localidade por volta de 7h, com 10 militares a bordo. Após a remoção, o objeto foi colocado em ponto de fácil acesso para a equipe terrestre concluir os trabalhos.
O material recolhido está sendo transportado por meio terrestre para a Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria, onde ficará armazenado. A investigação da ocorrência envolvendo a aeronave já foi encerrada, considerando-se que os destroços recuperados à época foram suficientes para a conclusão.
Atenciosamente,
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica