(49) 3551-2424

Câmara de Joaçaba presta homenagem a idosa centenária

Compartilhe

Irma Oliana De Déa completou 100 anos em setembro

 

Ainda muito lúcida, dona Irma recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Joaçaba, por proposição do vereador Chico Lopes, por ter completado 100 anos de vida em setembro deste ano. A homenagem foi entregue em sessão desta terça-feira (20). A filha de dona Irma, Flavia Juni, disse que a mãe sempre conduziu sua vida com extrema honestidade e dedicação ao próximo através do trabalho voluntário. “São pessoas que colaboraram para o desenvolvimento de Joaçaba e merecem este destaque”, disse Chico Lopes.

Biografia: Irma Oliana De Déa nasceu na cidade de Erechim (RS) em 11 de setembro de 1918. Descendente de italianos, estudou em colégio de freiras e casou com o senhor Mário Alabino De Déa aos 22 anos, também na cidade de Erechim. Logo após a união o casal mudou-se para Joaçaba, que na época se chamava Cruzeiro. A viagem foi feita de trem e na época nem sequer existia ponte sobre o Rio do Peixe. Irma e Mário relatavam que tiveram medo ao fazer a travessia usando um bote. O casal nunca mais saiu de Joaçaba e aqui construiu uma família com 4 filhos, 9 netos e 3 bisnetos.

Expectativa de vida: Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, em 76 anos, de 1940 a 2016, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos e hoje é de 75,8 anos. Apesar desse crescimento contínuo na expectativa de vida, o Brasil ainda está abaixo de países como Japão, Itália, Singapura e Suíça, que em 2015 tinham o indicador na faixa dos 83 anos.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa