Laudo do IGP confirma que bebê morto em creche de Vargem Bonita sofreu asfixia por broncoaspiração
Laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Joaçaba confirmou que a causa da morte do bebê de cinco meses em uma creche de Vargem Bonita foi por broncoaspiração. A tragédia ocorreu por volta das 14h30min desta quarta-feira (25) no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos.
Conforme o IGP, a vítima sofreu asfixia após inspirar o próprio vômito. Conforme as informações, o menino teria sido alimentado pelas cuidadoras e colocado para dormir logo em seguida. Tempo depois as profissionais constataram que o bebê estava se debatendo.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado. Nesse tempo a criança ainda teria sido levada ao posto de saúde, mas já chegou sem vida. Polícia Civil e IGP estiveram no local fazendo os levantamentos e a perícia na creche.
Conforme o responsável pela delegacia de polícia de Vargem Bonita, Vilmar Antônio dos Santos, foram realizados os primeiros procedimentos e instaurado um inquérito policial para apurar o caso.
A criança morava com os pais na comunidade de Linha Marmeleiro, interior de Catanduvas, mas frequentava a creche em Vargem Bonita devido à proximidade de casa. A reportagem tentou contato com a direção da creche, mas devido ao abalo emocional, ninguém conseguiu se manifestar.
Broncoaspiração é definida como a aspiração de conteúdo gástrico ou corpo estranho na árvore traqueobrônquica, podendo causar traqueobronquite, pneumonite, infecções pulmonares e obstrução das vias aéreas por aspiração de material sólido.
Fonte: Michel Teixeira



