(49) 3551-2424

Joaçabenses se mobilizam em favor da manutenção da decisão de prisão para condenados em segunda instância

Mobilização aconteceu em frente ao Fórum

Idêntico a outras mobilizações que aconteceram em várias regiões do país nesta terça-feira (03), organizada pelo Movimento Vem Pra Rua, o município de Joaçaba não ficou de fora do ato.

Tendo por local a frente do Fórum da Comarca local, aproximadamente 300 pessoas demonstraram serem favoráveis a manutenção da decisão de prisão para condenados em segunda instância.

O evento aconteceu um dia antes do Supremo Tribunal Federal (STF), pautar o julgamento do habeas corpus impetrado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do apartamento Triplex no Guarujá (SP).

Nesta quarta-feira (04), a decisão do STF tende a definir a possibilidade ou não de prender qualquer réu, em qualquer caso, após sua condenação em segunda instância, incluindo uma dezena de corruptos, estupradores, assassinos e outros condenados em segunda instância que já estão presos e poderão ser beneficiados com uma nova interpretação da lei por parte dos ministros.

Estamos dando a nossa contribuição ao país aqui de Joaçaba, mostrando que os condenados em segunda instância realmente sejam presos. As leis no Brasil existem e devem ser para todos. Ninguém pode ter exclusividade. Esperamos que os ministros do STF realmente entendam isso, e não abram precedentes”, resumiu Lucien Ribas um dos organizadores da mobilização em Joaçaba.

Presente ao evento o juiz de Direito e da Vara Criminal da Comarca Local, Dr. Márcio Umberto Bragaglia, que ao falar sobre a mobilização, fez questão de parabenizar os organizadores.

Achei excelente a iniciativa. É hora das pessoas de bem nesse país, manifestarem a sua indignação com essa situação e deixarem o Poder Judiciário no país inteiro, ciente de que a população tem os seus olhos voltados para as decisões, e que sabem da responsabilidade que um poder constituído tem de manter a ordem da nação e a esperança nas pessoas. Por isso também estou aderindo a esse movimento”.

O juiz joaçabense disse estar na torcida de que o Supremo Tribunal Federal mantenha nesta quarta-feira, a sua jurisprudência que está sendo responsável nos últimos anos pela prisão de muitos criminosos condenados pela justiça.

Um retrocesso nesse assunto dentro do STF seria trágico não só pela necessidade óbvio dessa e de outras prisões de condenados em segundo grau, mas, pelo resultado que nós teríamos em muitos presos que estão cumprindo pena de forma provisória, mas presos efetivamente e condenados por tráfico de drogas, duplo homicídio e corrupção que seriam provavelmente soltos, se a jurisprudência vier a ser revertida”, conclui o magistrado.

A Polícia Militar (PM) acompanhou toda a mobilização que foi pacífica e teve a duração de aproximadamente uma hora.

Por Julnei Bruno