(49) 3551-2424

Presidente da Câmara de Herval d’Oeste limita número de indicação apresentada por vereador

O novo presidente da Câmara de Vereadores do município de Herval d’Oeste, Valdenir Antônio Rodrigues (Boca), com apoio da mesa diretora da casa, assumiu em janeiro deste ano e uma das primeiras medidas tomadas foi limitar o número de indicações apresentadas por vereador em cada bloco de reuniões. Até então os vereadores podiam apresentar quantas indicações tinham interesse o que vinha causando um certo tumulto no andamento dos trabalhos, já que muitas apenas serviam para congestionar a pauta e os debates.

A indicação é um documento em que o vereador envia à prefeitura encaminhando uma reinvindicação de um munícipe. Os pedidos podem variar desde a poda de uma árvore, até a reforma de uma escola. Como não funcionam como uma lei, as indicações não exigem que o vereador faça nenhuma consulta em plenário para apresentá-las ao prefeito. Cabe ao prefeito ou secretário atender, ou não, à solicitação, sem que para isso precise ter sido apresentado algum projeto do vereador. “Nós somos em 11 vereadores se cada um de nós apresentar 3 indicações por sessões são 33 pedidos por noite” observou o presidente.Foi decidido que a partir deste ano cada vereador poderá apresentar somente 2 indicações por bloco, sendo que elas terão que ser protocoladas até a sexta-feira que antecede a reunião de segunda-feira.

O único vereador que não aceitou a medida foi o vereador Serginho do Nascimento que entende que quanto mais reivindicações for apresentada será melhor para ao município. A limitação, no entendimento dele, vai prejudicar a população que é carente e tem muitas demandas. O presidente, autor da medida, reagiu: “ Tem uns que não querem aceitar, mas eles têm que aceitar meu modo de trabalhar este ano” finalizou o presidente Valdenir Antônio Rodrigues.

Por Marcelo Santos.