(49) 3551-2424

Foto de cratera supostamente causada por meteorito em MT é de dolina em Minas Gerais

Fotos que circulam pelas redes sociais mostram uma suposta cratera que teria sido causada por um meteorito, no município de Sinop (477 quilômetros de Cuiabá), na última segunda-feira (13). Porém, o enorme buraco trata-se de uma dolina (espécie de erosão causada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície) e foi registrado próximo a cidade de Coromandel, em Minas Gerais.

O texto que acompanha as fotos nas redes sociais diz que a cratera havia sido formada por um meteorito que caiu no local e que o Exército Brasileiro já havia, inclusive, isolado a área para a chegada de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o que não foi confirmado por nenhuma das partes.

O enorme buraco, na verdade, trata-se de uma dolina, que são imensos buracos que aparecem do nada, principalmente no período chuvoso. Estas erosões, formadas pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície, geralmente possuem formato aproximadamente circular e são mais largas que profundas.

As dolinas ainda podem ser inundadas por lagoas ou secas e cheias de sedimentos, solo ou vegetação. Também é comum vê-las em cavernas, quando elas desmoronam e são chamadas de dolinas de colapso. Quando formadas sob o curso de um rio podem dar origem a um sumidouro.

Em rápida pesquisa, o Olhar Direto conseguiu encontrar pelo menos duas reportagens sobre o fato, que aconteceu em Minas Gerais, na tarde de segunda-feira (13). O buraco teria surgido no dia 4 de novembro e foi descoberto pelos funcionários da propriedade, que realizavam o plantio de soja na área.

O buraco tem mais de 20 metros de diâmetro, o suficiente para engolir uma plantadeira. Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já foram até a Fazenda Santa Cruz e Conceição para coletar dados e avaliar as razões do acidente geológico.