INMETRO realiza blitz em Joaçaba
O INMETRO realizou na tarde desta terça-feira (11) uma blitz na XV de Novembro em Joaçaba tendo como alvo veículos de transporte de passageiros e de cargas. De acordo com o fiscal João Carlos Sotili o objetivo foi verificar o cronotacógrafo que é um instrumento de medição utilizado para monitorar a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.
Somente alguns veículos são obrigados a portar o cronotacógrafo. São eles: os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares. Esta obrigação é uma exigência legal, que consta no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro.
Até as 15h quatro veículos foram multados pelo INMETRO por apresentarem irregularidades no equipamento. Depois de instalado no veículo, o cronotacógrafo precisa passar por verificação metrológica a cada dois anos, ou sempre que sofrer reparo ou manutenção. No caso dos veículos abordados, eles não passaram por este procedimento.







