(49) 3551-2424

Focos da Dengue são encontrados em armadilhas na área central de Joaçaba

Armadilha para o mosquito da Dengue – imagem ilustrativa

Num trabalho que teve início na semana que passou, resultou na confirmação esta semana por parte da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de 4 focos da Dengue localizados na área central de Joaçaba.

Nas armadilhas colocadas em pontos estratégicos da rua Francisco Lindner e Avenida XV de Novembro, os fiscais encontraram em uma delas, 11 larvas positivas para o Aedes aegypti (mosquito da Dengue).

Num departamento comercial mais duas larvas foram localizadas em uma lona que continha uma certa quantidade de água parada. Em um outro comércio, os fiscais encontraram 8 larvas em uma Bromélia. Na flor a água que estava acumulada, serviu de criadouro para o mosquito.

O quarto local visitado, um terreno baldio foram encontradas mais duas larvas no meio de entulhos.

Já estamos realizando as visitas depois destas confirmações, nas residências que ficam num raio de aproximadamente 300 metros dos locais onde os focos foram encontrados. Esperamos concluir o trabalho em breve e estamos na expectativa de não encontrarmos mais nada. De qualquer forma, continuamos a fazer as coletas e enviando elas para o laboratório”, resumiu Tailize Coppi, agente de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

Orientações

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Cuidados

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

Limpe ralos e canaletas externas;

Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Por Julnei Bruno