(49) 3551-2424

Moradores da região de Joaçaba devem se vacinar contra a febre amarela

Imagem ilustrativa

Após notificações de 23 casos e 14 mortes suspeitas de febre amarela em municípios de Minas Gerais, o governo reforçou o incentivo à vacinação contra a doença em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde indica a imunização para 100% da população dos 162 municípios que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV).

Conforme o governo, os meses de dezembro a maio são o período com maior número de casos com transmissão considerada possível em boa parte do Brasil. Santa Catarina não registra casos de febre amarela em humanos desde 1966.

A vacina, que dá total proteção contra a doença, é gratuita e está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde pública de Santa Catarina.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos, presente em países da África e das Américas Central e do Sul. A doença pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar à morte.

Vacinação para viajar

A vacinação também é recomendada para todos viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3530 municípios brasileiros considerados ACRV, que ficam em todos os estados do Norte e Centro-Oeste, em Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos dez dias antes da viagem.

Confira a lista das cidades: