(49) 3551-2424

Diretor Regional do IGP em Joaçaba fala sobre possíveis irregularidades na emissão de RG em Capinzal

Perito João Leonardo Padilha Barmeche

O perito João Leonardo Padilha Barmeche, gerente da 8ª Mesorregião do Instituto Geral de Pericias (IGP) com sede em Joaçaba, concedeu entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira, dia 17, e prestou esclarecimentos sobre o andamento da investigação que apura possíveis irregularidades na confecção de carteiras de identidade em Capinzal.

De acordo com as denúncias, o servidor público alegava problema na impressão da guia de pagamento da taxa de R$ 32,74. Ele se comprometia a pagar e segurava o dinheiro, porém, ao retornarem para buscar o documento as pessoas eram informadas que havia ocorrido atraso por conta de falha no sistema. Muitos tiveram que realizar todo o procedimento, inclusive pagar novamente a taxa.

Barmeche informou que até o momento 13 boletins de ocorrência foram registrados por vítimas e outras 25 pessoas prestaram depoimento aos técnicos do IGP sobre o mesmo assunto. O responsável pelo IGP estima que entre 30 e 40 pessoas podem ter sido lesadas.

O procedimento administrativo foi instaurado, mas não está finalizado, o que indica que o número de pessoas vítimas pode aumentar. O servidor público segue afastado da função e a Prefeitura de Capinzal deve designar um novo colaborador para ser treinado e exercer o ofício. Por enquanto, a confecção do documento continuará sendo realizada no município de Ouro.

Fonte e foto: Douglas Varela / Rádio Capinzal