(49) 3551-2424

Sindicato dos Bares e Restaurantes se posiciona sobre o Festival de Food Truck de Joaçaba

No próximo final de semana Joaçaba vai receber o Festival de Food Trucks. Esta modalidade de evento gastronômico que vem crescendo no Brasil envolve veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas. O termo “Food Truck” e a forma como os alimentos são comercializados nesta modalidade foi importado dos Estados Unidos. Em Joaçaba o evento acontecerá no sábado (05) e domingo (06) no estacionamento amplo de uma loja localizada próxima ao Clube Cruzeiro. No local estarão mais de 10 carros de lanches, música ao vivo, exposições artísticas, lojas, espaço kids e outras atrações.

O evento inicialmente seria realizado em Campos Novos, mas acabou sendo transferido para Joaçaba em razão de uma polêmica que surgiu a respeito deste tipo de comércio ambulante.

Sindicato reage
Em Joaçaba o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares reagiu ao evento. O presidente do Sindicato, Guinter Márcio, questionou aspectos relacionados a concorrência com os empresários locais do setor. “Não somos contra o evento, mas entendemos que tem que ter uma concorrê ncia igual para os dois lados e o município tem que ganhar com este evento, não só este pessoal que vem aqui” destacou ele. Em Campos Novos, para conseguir viabilizar o projeto, os organizadores teriam que desembolsar R$ 18 mil, segundo o presidente. Em Joaçaba os alvarás foram obtidos com um valor bem menor junto a prefeitura: apenas R$ 1.000,00. Outro aspecto é relacionado a questões da vigilância sanitária e dos bombeiros. Márcio Guinter diz que os empresários do setor local sofrem com o rigor da fiscalização e querem que este tipo de evento também seja alvo de uma fiscalização nos mesmos moldes. “Eles agem com rigor com quem está estabelecido e os empresários querem fiscalização no evento, igualdade de direitos” observou ele.

 

O presidente do Sindicato esteve reunido com representantes da prefeitura para tratar do assunto. No encontro o poder executivo se comprometeu de avaliar com mais rigor este tipo de evento.

Por Marcelo Santos