(49) 3551-2424

Aproximadamente 200 pessoas participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Joaçaba

IMG_6202_Easy-Resize.com

IMG_6237_Easy-Resize.comIMG_6307_Easy-Resize.com

 

 

 

 

 

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (8), no Teatro Alfredo Sigwalt, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Joaçaba. O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre elas, autoridades, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, equipe da Secretaria de Assistência Social e idosos do Município.

A conferência iniciou com a apresentação cultural da personagem Zefa e uma apresentação de dança do Grupo da Terceira Idade do Teatro Alfredo Sigwalt. Na sequência, as autoridades presentes fizeram seu pronunciamento e logo após, os participantes prestigiaram a palestra da fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Maróstica, que falou sobre “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas. ”

Após a palestra, através da formação de grupos foram debatidos quatro eixos temáticos em consonância com o tema central: 1) Direitos Fundamentais na construção/Efetivação das Políticas Públicas; 2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e, 4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.  As propostas elencadas pelos grupos foram aprovadas na plenária final quando também ocorreu a eleição dos delegados para a etapa estadual, que será realizada em Florianópolis e está prevista para acontecer no mês de agosto do ano de 2019.  Foram eleitos 4 delegados, sendo um delegado governamental titular e um suplente, e um delegado não-governamental titular e um suplente.

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Joaçaba tem por objetivo debater sobre as políticas públicas destinadas aos idosos, bem como realizar proposições das necessidades deste setor da sociedade no Município.

 

Confira quem são os delegados eleitos:

Delegado Governamental:

Titular:  Ingrid Stock Titon (CREAS)

Suplente: Maristela Abatti Schuller (CRAS)

Delegado Não-Governamental:

Titular: Ayalon Moraes (Lar dos Idosos Frei Bruno)

Jurema Spada (Grupo de Idosos Estrela Dalva – Bairro Santa Tereza)

Marivania Carvalho da Silva/Gerente de Imprensa/Prefeitura de IMG_6187_Easy-Resize.comJoaçaba

IMG_6248_Easy-Resize.com