Luzerna recebe o prêmio Santa Catarina pela Educação

Um projeto desenvolvido em Luzerna numa parceria entre a Escola Municipal São Francisco, SESI e SENAI recebeu nesta quinta-feira (30) o prêmio Santa Catarina pela Educação. O município obteve o primeiro lugar no Estado na categoria educação profissional. Em 2013 foi lançado em Luzerna o projeto Educação para o Mundo do Trabalho que oferece aos estudantes qualificação técnica no contraturno escolar.

A partir do 6º ano, alunos experimentam o Espaço Maker do SESI, aprendendo noções nas áreas de Comunicação e Mídias, Matemática e Jogos, Ciências e Tecnologia, além de Robótica e participam de cursos de Iniciação profissional do SENAI nas áreas de mecânica, elétrica, automação, robótica, programação de aplicativos para dispositivos móveis e programação de jogos.

No 9º ano os alunos começam a ter cursos de qualificação nestas áreas. Também este ano o programa avançou para alunos do Ensino Médio com cursos de qualificação em mecatrônica e automação residencial. O projeto já beneficiou 250 estudantes do município com idade entre 14 e 24 anos.

A cerimônia de entrega da premiação ocorreu em Florianópolis. Luzerna esteve representada pelo prefeito Moisés Diersmann e pela equipe da secretaria de Educação, Regina Cureau, Evaine Desidério “Preta” e Adriana Bier. As diretoras do Senai, Silvana Meneghini, do Sesi, Rosane Kunen, e do IEL/SC, Mariza Costa, também prestigiaram a solenidade.

Durante o evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, citou estudo da Fundação Getúlio Vargas que mostra que, se o Brasil tivesse as mesmas taxas de investimento da Coreia do Sul em educação desde 1950, seria pelo menos 18% mais rico do que é atualmente. “Por outro lado, se o país apresentasse as mesmas taxas de escolaridade que o país asiático, seria 40% mais produtivo”, frisou.

Um painel reuniu representantes de empresas que já ganharam o Prêmio SC Pela Educação para discutir soluções para transformar a educação em fator-chave para a geração de valor competitivo.

O prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, enalteceu o programa desenvolvido na escola municipal São Francisco e que, segundo ele, vem sendo referência no estado de Santa Catarina.

“Parabéns a todos os professores, a toda a direção da escola municipal São Francisco, agradecer à Secretaria de Educação, aos nossos parceiros Senai e o Sesi por sempre estarem juntos e acreditando nesse projeto que está a cada dia ganhando mais corpo e sendo uma referência não somente para o estado de Santa Catarina, mas para todo o Brasil”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: FIESC

WhatsApp Image 2018-08-30 at 15.10.06 WhatsApp Image 2018-08-30 at 15.10.08