(49) 3551-2424

Ex-prefeito de Erval Velho é condenado há 6 anos de prisão

Prefeitura de Erval Velho – imagem de arquivo

Um processo que teve início no ano de 2006 no município de Erval Velho, teve mais um capítulo nesta quarta-feira (16), com a condenação a prisão do ex-prefeito Fernando Coelho e o funcionário que trabalhava na época como técnico em informática.

Eles são acusados de crimes que tiveram origem no envio de e-mails com falsas ameaças endereçadas ao ex-prefeito. A polícia conseguiu provar na época, que os e-mails falsos tinham a intenção de incriminar adversários políticos.

O advogado Éber Bundchen que atua na defesa das pessoas acusadas na ocasião, disse que “depois da vitória do Fernando Coelho que encabeçava a chapa do PT, eles teriam, segundo apurado no processo, prometido que iriam fazer uma limpa de todos os inimigos políticos que existiam dentro da Prefeitura de Erval Velho. Isso Isso enquadrava o ex-prefeito Wilmar Einsfeld e seus correligionários, inclusive muitos que tinham Função Gratificada (FG) e outras funções mas eram concursados, foram colocados em salas insalubres porque não havia como exonerá-los. Por não conseguirem demiti-los, mecanismos foram criados para esse fim, daí os e-mails falsos criados pelo ex-prefeito Fernando Coelho junto com o técnico de informática, e-mails esses que eram enviados para ele mesmo em nome de adversários políticos”, resumiu Éber Bundchen.

O caso foi desmascarado após o Ministério Público (MP) ter denunciado os supostos autores dos e-mails, que vieram ser comprovados como falsos. Na época, os supostos autores das mensagens chegaram a ser presos por um determinado período.

No Tribunal Federal da 4ª Região, em Porto Alegre no ano de 2013, o ex-prefeito foi condenado a 5 anos e 11 meses se prisão, mais multa. Um dos técnicos de informática foi absolvido das acusações, enquanto que o outro foi condenado por denunciação caluniosa e interceptação telefônica, pena de 4 anos e 9 meses em regime semiaberto. Ele foi absolvido de outro crime, o de uso de documento falso.

Nesta quarta-feira (16), o advogado Éber Bundchen confirmou que foi emitido o mandado de prisão contra o ex-prefeito Fernando Coelho e o técnico de informática sendo que “eles serão intimados para poder se apresentar ao presídio regional de Joaçaba, sendo que a pena para o ex-prefeito ficou em 6 anos e 9 meses, enquanto que o técnico de informática teve a pena apontada em 5 anos. Eles terão que cumprir a pena normalmente e estarão com os seus nomes no rol dos culpados na Corregedoria da Justiça Federal, e automaticamente terão os impedimentos eleitorais que são a consequência principal de uma condenação”.

Indagado se existe a possibilidade de recurso, o advogado disse que não. “Pelo que constatamos, todos os recursos foram ingressados por eles nos tribunais superiores e agora transitado e julgado, não havendo mais o que se fazer, cabe apenas o cumprimento da pena”, finalizou Bundchen.

Nossa reportagem conversou com o ex-prefeito Fernando Coelho que não quis se pronunciar sobre o caso.

Por Julnei Bruno