(49) 3551-2424

Diretoria do Hospital São Roque é pega de surpresa com proposta de municipalização e se posiciona contra

A intenção da prefeitura de Luzerna de assumir a administração do Hospital São Roque não foi bem recebida pelos gestores da casa de saúde. O prefeito Moisés Diersmann disse que a prefeitura está preparando uma proposta que será apresentada em breve em uma audiência pública que será realizada nas dependências da Câmara de Vereadores tendo como pauta a saúde do município. A ideia é assumir a gestão principalmente para facilitar o repasse de recursos e viabilizar projetos.

A diretora do São Roque, Vânia Deitos, disse que foi pega de surpresa com a notícia veiculada pela Rádio Catarinense na última sexta-feira. Segundo ela toda diretoria é contra a municipalização. “Eu recebi com surpresa muito grande mesmo pois até agora não recebemos nenhuma visita do prefeito, pedido de informação sobre esta proposta que desconhecimentos até o momento” disse a diretora. A diretora entende que o São Roque é um hospital regional, que recebe pacientes de mais de 40 municípios para a ala psiquiátrica, o que viabiliza o funcionamento do setor. Vânia Deitos destaca também que o hospital está em plena recuperação. “Tínhamos algumas coisas que não funcionavam, como a sala de cirurgia, mas que em 60 dias estaremos reativando, e eu não sei até onde o prefeito conhece ou não a nossa realidade” destacou ela.

Ela informou que mais de 90% dos pacientes atendidos entram pelo SUS com valores repassados pelo Estado. Segundo ela o hospital não tem maiores dificuldades para conseguir verbas via principalmente emendas parlamentares.

Vânia Deitos quer que o prefeito encaminhe a proposta logo para o hospital para que no dia 24, na audiência pública, haja um posicionamento oficial por parte do São Roque. “Peço encarecidamente ao prefeito que acredito estar bastante desinformado quanto a situação do hospital para que nos mande esta proposta” destacou ela.

Por Marcelo Santos